sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Feng Shui: a arte milenar cada vez mais dos 'novos tempos'

Planta com aplicação do Baguá — Google
De origem chinesa, essa arte milenar engloba técnicas e métodos de alinhamento de ambientes, de uma forma geral, ao mesmo tempo em que os integra com o objetivo de equilíbrio junto as energias e forças da natureza, é o que a torna cada vez mais interessante e procurada, dizem os especialistas.

Feng Shui: significa "vento e água" e correspondem a Yang e Yin, respectivamente e que simbolicamente, são elementos que fluem e que comportam energias extremamente sutis, embora  sejam essas de extrema fortaleza e de difícil manejo.

"Segundo esta corrente de pensamento, representariam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários."


Segundo o site Sagrado Espaço, o ambiente que nos rodeia determina uma projeção do homem que nele vive e com ele convive. O Feng Shui considera, então, qualquer espaço como um elemento vivo que emana energia e que adoece, assim como o indivíduo. A partir desse conceito, utiliza-se princípios que fundamentam a medicina chinesa para estabelecer a cura, de forma a desbloquear energias estáticas dos ambientes e corrigir o fluxo energético.

O BAGUÁ

Baguá — Google
Semelhante a uma espécie de mandala, o Baguá é uma ferramenta dinâmica em relação aos setores da vida que representa (sucesso, relacionamentos, criatividade, amigos, trabalho, espiritualidade, família e prosperidade), onde é posicionada na parte baixa da planta do imóvel e assim, diagnosticar os pontos estratégicos do ambiente que devem ser equilibrados e harmonizados. O centro do Baguá representa o centro da casa ou do ambiente analisado. Representa o coração. Este é um Baguá simples, mas existem outros mais elaborados e detalhados.
De maneira simplória, o especialista vai detectar as áreas deficientes e trabalhar elementos que propiciem a complementação e equilíbrio do ambiente. Normalmente, as soluções são: pinturas, mudanças de móveis de lugar, aplicação de cores, quadros e elementos da natureza.
Para saber onde mais o Feng Shui pode ser aplicado, visite: BemZen

Samara Bassi

Um comentário:

  1. Pois é, minha Samara.
    Você me atiçou com o Feng Shui, não é? Então, fui dar uma olhadinha no Feng Shui para o quarto do bebê, ou melhor, da bebê... rsrs

    ResponderExcluir