terça-feira, 22 de setembro de 2015

MANGA - um verdadeiro exército do bem


Primavera batendo na porta e, por todo o Brasil, um calor já quase insuportável. Com isso, vem junto aquela ânsia do corpo perfeito. Esse é um mal que muita gente carrega, ou seja, se preocupar com o corpo somente quando ele ficará evidente ou tende-se a mostrá-lo mais.

Seu corpo merece atenção, independente da época do ano ou das condições climáticas. Mas isso é outro assunto. O que o blog do Sorria quer falar hoje é sobre uma das frutas mais saborosas que nascem aqui pelo Brasil (opinião nossa aqui da redação... cada um com seu cada um, e sinta-se a vontade para discordar). MANGA.

A manga não é originária de terras tupiniquins. É asiática e, coisa que eu sequer sabia, é considerada a fruta mais consumida do mundo. Em suas mais de 50 variedades, a coloração da casca pode variar do verde suave ao vermelho, passando por tons de amarelo escuro e alaranjado. De polpa suculenta e doce (quando madura), apresenta-se mais ou menos fibrosa dependendo da variação de sua espécie.


VALOR NUTRICIONAL

Manga sem casca e sem caroço (100 gramas):

·         Água (%).................................................82
·         Calorias...................................................65,22 (pode variar dependendo da espécie)
·         Proteína (g).............................................0,48
·         Gordura (g).............................................0,48
·         Ácido Graxo Saturado (g)......................0,05
·         Ácido Graxo Monoinsaturado (g).........0,1
·         Ácido Graxo Poliinsaturado (g)............0,05
·         Colesterol (mg).......................................0
·         Carboidrato (g)......................................16,91
·         Cálcio (mg).............................................10,14
·         Fósforo (mg)...........................................11,11
·         Ferro (mg)...............................................0,14
·         Potássio (mg) .........................................156,04
·         Sódio (mg)...............................................1,93
·         Vitamina A (UI)..................................... 3893,72
·         Vitamina A (Retinol Equivalente)........389,37
·         Tiamina (mg)...........................................0,06
·         Riboflavina (mg).....................................0,06
·         Niacina (mg)............................................0,58
·         Ácido Ascórbico (mg).............................27,53




BENEFÍCIOS

A lista é grande. A manga contem carboidratos, fibras, antioxidantes, vitaminas (A, B, C, E e K), além de minerais (cálcio, zinco, potássio, ferro, magnésio e potássio).

CÂNCER: Os antioxidantes presentes (quercetina, isoquercitrina, astragalin, fisetina, ácido gálico), além da vitamina A, flavonóides, beta-caroteno, alfa-caroteno e beta-ecriptoxantina são eficazes na prevenção do câncer de pulmão e boca. E mais. A pectina, também presente na manga, ajuda a restringir a ação da galectina 9, que provoca o crescimento das células de câncer.

DIGESTÃO: O trato digestivo é beneficiado pela presença de fibra dietética na composição da manga. A redução da acidez estomacal também acontece, pois a manga é alcalina por natureza. E vai além. Alguns compostos bio-ativos reduzem ainda mais a tão famigerada indigestão.

COLESTEROL: A vitamina B6 ajuda no controle de homocystiene, a vitamina C auxilia na redução do LDL, enquanto as fibras atuam no colesterol ruim do sangue e restringem as atividades da leptina (hormônio que produz células de gordura)
Os polifenóis, também presentes na manga, impedem o aumento do acúmulo de gordura nas artérias, enquanto a mangiferina diminui o colesterol, triglicérides e colesterol de lipoproteína de baixa densidade e aumenta o bom colesterol HDL.

PELE: Você tem espinhas e acne? A vitamina C da manga ajuda na cicatrização. Os antioxidantes são uma arma contra o envelhecimento da pele e protegem contra os radicais livres nocivos, que provocam câncer de pele.
E se você quer um “rejuvenescimento” da pele, está no lugar certo. A manga não faz milagres, mas fornece vitamina A e beta-caroteno, que além de tudo, ainda dá brilho para sua pele.

DIABETES: Regula o nível de açúcar no sangue. A mangiferina (antioxidante presente na manga) reduz a absorção de glicose no corpo e restringe enzimas que aumentam a digestão de hidratos de carbono. E ainda tem os polifenóis, que ajudam na redução dos níveis de açúcar no corpo.
Quer mais? A manga tem baixo índice glicêmico.

OUTROS BENEFÍCIOS: Vitamina B6 em abundância, o que melhora a função cerebral. Melhora o humor e ajuda no controle do estresse. Contém ácido glutamina, que melhora o poder de concentração. E é fonte de piridoxina, que auxilia no desenvolvimento do cérebro.
E se você quer PERDER PESO, taí uma boa pedida. A manga é uma fruta de baixa caloria e rica em fibras, o que auxilia no trato digestivo e intestinal.
É rica em ferro, prevenindo a anemia.
Tem vitamina A, melhorando a saúde dos olhos.



QUE TAL UM PÃO DE MANGA?

·         200g Polpa de manga "Koala"
·         50g Margarina p/ culinária
·         100g Açúcar amarelo
·         35g Fermento de padeiro fresco
·         620g Farinha, tipo 65
·         2 Ovos grandes
·         1 Pitada de sal
·         120g Passas de uva
·         1 Gema de ovo p/ pincelar

Preparo:
Coloque no copo a polpa, a margarina, o açúcar, o fermento e programe 1,30 Min/ 37º/ Vel 2. Junte 300 g de farinha, os ovos e envolva 7 Seg/ Vel 6. Adicione a restante farinha, o sal e amasse 3 Min/ Vel. Nos últimos 10 Seg. junte através do bocal da tampa as passas.

Retire, coloque esta massa num tabuleiro polvilhado com farinha. Deixe levedar num local morno até que dobre de volume. Divida esta massa em seis partes iguais, faça rolos com aproximadamente 40 cm de comprimento e forme duas tranças. Pincele-as com a gema, decore com açúcar umidificado e deixe dobrar de volume. Leve ao forno pré-aquecido a 170ºC cerca de 20 minutos.




CREME DE MANGA


Sem tempo para preparar algo saboroso para a sobremesa? Sem problemas. Anota aí.

ingredientes:
·         1 manga sem casca congelada
·         1 punhado de folhas de hortelã

preparo:
Após deixar a manga no congelador por 24 horas, bata-a com um punhado de folhas de hortelã e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário